Home
Sobre Antonio Miranda
Currículo Lattes
Grupo Renovación
Cuatro Tablas
Terra Brasilis
Em Destaque
Textos en Español
Xulio Formoso
Livro de Visitas
Colaboradores
Links Temáticos
Indique esta página
Sobre Antonio Miranda
 
 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
VIAGENS DE ANTONIO MIRANDA PELO MUNDO

“CALZONCILOS CON NUBES”  PEÇA TEATRAL DE
ANTONIO MIRANDA EM BOGOTÁ”
20-07-1972

 

Fugi para Bogotá. A situação estava tensa em Caracas, alguns acontecimentos políticos indicavam o início da decadência econômica e cheguei a sentir ameaça de vida.
Em Bogotá formei um novo grupo teatral  para montar “Calzoncillos con nubes o si prefieren S.O.S. Colômbia”.
A crise na Colômbia era mais aguda, a luta política era ainda mais acirrada. Confundia-se revolucionarismo teatral com o receituário ideológico. Peças chatas, didáticas, dogmáticas davam o recado e a prescrição doutrinária, seguida de longos debates masturbadores, em que se pretendia retirar leite da pedra, salvando a unidade revolucionária quando grupos digladiavam na cena política em facções irreconciliáveis. Havia receitas, vários ismos pragmáticos, abordagens aguerridas e contraditórias, em clima de beligerância e intolerância. Cada um era dono da verdade e a verdade não estava com ninguém.

Havia receitas e verdades, em um pluralismo que era duro reconhecer. Maoistas, trotskistas, seguidores reacionários da “revolução cultural chinesa”, xenófobos, espécies de “xiitas” antecipatórios.
Tivemos que mudar de local de ensaio várias vezes. O texto era incisivo, falava das contradições, da desova ideológica e do fracasso do Vietnã, das guerras fraticidas e das ideologias intranscendentes, do resgate do ser humano em qualquer dimensão humana. 
O texto não agradou àqueles que esperavam uma resposta, ao contrário, plantava dúvidas, questionava convicções, resgatava a contradição. A estreia, no Teatro Popular de Bogotá, causou algum tumulto. Falava-se no “allanamiento”
das forças repressivas do governo devido ao inclemente teor anti-governista e anti-militarista, mas as pressões mais fortes vinham das hostes esquerdistas  mais dogmáticas.

Nem cheguei a ver o fim da história.

Veja a página sobre a montagem teatral: https://antoniomiranda.com.br/grupo_renovacion/grupo_renovacion.html

 

Voltei para o Brasil. Tinha a esperança de ver montada minha pela teatral “Tu país está feliz”, em português, pelo célebre diretor Martin Gonçalves, apesar da repressão cultural e da censura vigentes nos tempos da ditadura...
Morreu Martins Gonçalves e com ele as minhas esperanças.
Cheguei a montar um grupo em Brasília, no final da década de 70, mas as frequentes viagens que eu fazia e o excessivo espírito amadorístico dos integrantes levaram-me ao desânimo. Dissolvi o grupo, adiando o sonho...


 

 

 
 
 
Home Poetas de A a Z Indique este site Sobre A. Miranda Contato
counter create hit
Envie mensagem a webmaster@antoniomiranda.com.br sobre este site da Web.
Copyright © 2004 Antonio Miranda
 
Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Home Contato Página de música Click aqui para pesquisar